Um homem foi flagrado por câmeras de segurança detonando um artefato explosivo no altar da Igreja Matriz Santo Estanislau, um patrimônio histórico em Itaiópolis, norte de Santa catarina. O incidente, ocorrido na tarde da última quarta-feira (30), causou alarme e revolta na comunidade local.
Nas imagens, é possível ver o homem deixando o artefato acionado, escondido sob um pano, em frente ao sacrário. Após a ação, ele fugiu correndo do local. A igreja, que é considerada a maior construída por imigrantes poloneses da América Latina, foi inaugurada em 1922 e possui tombamento em nível estadual e federal.
Polícia investiga caso
A Polícia Civil de Santa Catarina abriu um inquérito para apurar o caso. O delegado Cassiano Tiburski, responsável pela investigação, informou que o local passará por perícia nesta quinta-feira (31) para coletar evidências. A polícia também está em busca de testemunhas para auxiliar na identificação e localização do suspeito.
O homem é investigado por dano qualificado e vilipêndio a objeto de culto religioso, com a possibilidade de enquadramento em outros crimes. Segundo o Código Penal (Art. 208), o crime de vilipêndio prevê pena de detenção de um mês a um ano ou multa para quem “vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso”.
A Paróquia registrou um boletim de ocorrência e a comunidade aguarda os desdobramentos da investigação. religiosos na região
O post Homem é flagrado detonando explosivo no altar de igreja histórica em Santa Catarina apareceu primeiro em Olhar do Vale.