| Foto: Reprodução | Print
A avaliação negativa do governo também está em queda, de acordo com os dados apresentados pelo levantamento. Nesta nova rodada de qualificação, 48,2% dos questionados consideraram o terceiro mandato de Lula como “ruim” ou “péssimo”.
Leia Também:
Esse é o verdadeiro motivo do tarifaço de Trump contra Brasil
Lula se manifesta após tarifaço e sanção contra Moraes: “Soberania”
Tarifaço: Brasil é país com maior taxação dos EUA; veja comparação
Já outros 46,6% avaliaram como “ótimo” ou “bom”. Já os que consideram a gestão “regular” caiu 2,1 pontos, e foi de 7,2% para 5,1%.Entre junho e julho, as avaliações negativas do governo diminuíram 3 pontos percentuais, e as avaliações positivas cresceram 5 pontos percentuais.
| Foto: Reprodução | Print
O levantamento ouviu 7.334 brasileiros entre os dias 25 e 28 de julho de 2025, por meio da metodologia recrutamento digital aleatório, feita pela internet. A margem de erro é de 1 ponto, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.Acertos do governo LulaA avaliação positiva da gestão também é impulsionada pela retomada de programas históricos dos governos petistas.Ainda segundo os dados da pesquisa divulgada pelo Atlasintel, parceiro de A TARDE, sete iniciativas protagonizadas por Lula resultam no crescimento da gestão presidencial, são essas:Gratuidade para todos os medicamentos e itens da Farmácia Popular: 83% dos entrevistados consideram a medida assertiva, ante a 10% que avaliam como erro e 7% não souberam responder;Isenção de IR para pessoas com renda mensal abaixo de R$ 5 mil:Retirada dos garimpeiros das reservas indígenas e ambientais: 74% dos entrevistados consideram a medida assertiva, ante a 13% que avaliam como erro e 13% não souberam responder;Assinatura do acordo livre comércio entre Mercosul e a União Europeia: 70% dos entrevistados consideram a medida assertiva, ante a 19% que avaliam como erro e 11% não souberam responder;Programa de renegociação de dívidas (Denserola): 69% dos entrevistados consideram a medida assertiva, ante a 17% que avaliam como erro e 14% não souberam responder;Retomada do Minha Casa, Minha Vida: 69% dos entrevistados consideram a medida assertiva, ante a 17% que avaliam como erro e 14% não souberam responder.Veja
| Foto: Reprodução | Print
RegiãoA região que mais aprova o governo Lula (PT) é o Nordeste, sendo 66,1% dos entrevistados pelo instituto. A opinião é seguida pelo Sudeste, com 50,9% dos brasileiros, e pelo Sul, com 40,8%.Atlasintel/A TARDEO Instituto Atlasintel foi o único a apontar tanto a virada como a vitória do atual governador Jerônimo Rodrigues (PT) sobre o ex-prefeito ACM Neto (União Brasil), nas eleições de 2022. No cenário internacional, cravou os resultados do primeiro e segundo turnos na Argentina e acertou nos cenários das eleições presidenciais da Colômbia em 2022 e nos Estados Unidos em 2020.Em 2024, a Atlasintel continuou sua parceria com A TARDE, tendo divulgado pesquisas em diversas cidades do estado durante as eleições municipais.