O prefeito Álvaro Damião anunciou, nesse sábado (10), 13 novos leitos pediátricos de enfermaria para o Hospital Universitário Ciências Médicas de Minas Gerais, em Belo Horizonte. A abertura é prevista para esta semana.
O anúncio veio durante o Dia D de vacinação contra a gripe e integra o Plano de Enfrentamento às Doenças Respiratórias da capital. “Estamos enfrentando um período de aumento na busca por cuidado médico, devido às questões respiratórias. Então, o município tem trabalhado diariamente para ampliar os serviços da rede SUS-BH”, destacou Danilo Borges, secretário municipal de Saúde.
Os novos leitos se somam a 30 outros já anunciados pela Prefeitura, sendo 20 no Hospital Metropolitano Odilon Behrens e outros 10 no Hospital da Baleia. A expectativa da pasta é reduzir o tempo de espera para uma unidade hospitalar, garantindo um encaminhamento mais ágil de crianças afetadas.
Confira a programação completa do Dia D neste link.
BH decreta situação de emergência
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) declarou situação de emergência em saúde pública após o aumento em casos de doenças respiratórias no município. A decisão, assinada pelo prefeito Álvaro Damião (União Brasil), foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) no último dia 30.
“Fica declarada a existência de situação anormal caracterizada como situação de emergência em Saúde Pública no Município de Belo Horizonte, devido à grande pressão de demanda em toda a rede de saúde ambulatorial e hospitalar ocasionada pelo aumento significativo e abrupto do número de casos de SRAG [síndrome respiratória aguda grave], nas unidades assistenciais de saúde, bem como pela ampliação da internação em leitos clínicos e em Unidades de Terapia Intensiva pediátrica e adulta”, diz trecho do documento.
Com a mudança, a Secretaria Municipal de Saúde poderá instituir diretrizes gerais para a execução das medidas de enfrentamento, podendo editar normas complementares para lidar com o aumento nas doenças.
Ainda conforme a PBH, o decreto leva em conta a sazonalidade, caracterizada pela redução das temperaturas médias e dos índices pluviométricos, com baixa umidade do ar; a circulação simultânea de vários vírus; e a sobrecarga dos leitos pediátricos.
O post BH deve abrir novos leitos pediátricos nesta semana apareceu primeiro em BHAZ.