Dia D da gripe vacina 60 mil em BH, mas cobertura ainda é baixa

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou, nesta segunda-feira (12), que cerca de 60 mil pessoas foram vacinadas contra a gripe durante o Dia D de imunização, realizado no último sábado (10) em diferentes regiões da capital. O número representa apenas 35,9% da cobertura vacinal esperada pelo município. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar 90% do público-alvo.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

Segundo levantamento disponibilizado pelo Executivo municipal, o percentual de crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, aumentou 5,5%, totalizando 17,8%. A cobertura vacinal das gestantes subiu apenas 1,5%, somando 21,5%. Já a cobertura dos idosos com 60 anos ou mais subiu de 35,5% para 42,1%, cerca de 6,6%. O índice geral passou de 29,7% para 35,9%. No entanto, a meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de 80%

De acordo com a PBH, os agentes de saúde aplicaram 1.408 doses durante a campanha, que ocorreu, inclusive, no Parque Municipal Américo Renné Gianetti. O local também ofereceu exercícios para a promoção da saúde, além de atividades de lazer voltadas para crianças e idosos.

Além de pontos específicos de vacinação, os 153 centros de saúde da capital também aplicaram o imunizante durante o dia, incluindo o Serviço de Atenção à Saúde do Viajante.

Campanha de vacinação contra a gripe continua

“Ainda precisamos e devemos melhorar os nossos índices. Temos observado um aumento nas internações de crianças menores de um ano e idosos devido às doenças respiratórias”, alertou a subsecretária de Promoção e Vigilância à Saúde, Thaysa Drummond.  

Sendo assim, todas as pessoas acima de 6 meses de idade ainda podem receber a dose do imunizante contra a gripe. Para se vacinar, o cidadão deve apresentar o documento de identificação com foto, além do CPF e o cartão de vacina. Os endereços dos locais de aplicação estão disponíveis no site da PBH.

O post Dia D da gripe vacina 60 mil em BH, mas cobertura ainda é baixa apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.