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A primeira comissão ficará responsável por direcionar o processamento e julgamento do processo licitatório destinado à contratação de pessoa jurídica para a elaboração e o desenvolvimento de:projetos básico e executivo;execução das obras civis e de urbanização e da via permanente;fornecimento e implantação dos sistemas de energia (rede aérea de tração e subestações).Já a outra comissão, conduzirá os trabalhos do processo licitatório sobre a contratação da empresa de engenharia, que ficará à frente do gerenciamento, supervisão, certificação e apoio à fiscalização da CTB das obras e serviços.Os dois grupos serão formados pelos mesmos cinco membros titulares.Metrô Campo GrandeA Expansão Sul, que também já vem sendo tratada como “tramo IV da Linha 1”, levará o Metrô ao bairro do Campo Grande. O projeto já passou pela parte dos estudos, que iniciou no ano passado, e pela sondagem, realizada a partir de dezembro de 2023 pela empresa GS Engenharia e Consultoria Ltda., no subterrâneo do Centro Antigo de Salvador.Inicialmente, a Expansão Sul previa uma ampliação ainda maior do sistema, com estações também nos bairros da Graça e da Barra. No entanto, até o momento, por conta do alto custo do projeto, a prioridade do governo Jerônimo é focar na estação Campo Grande.Ao todo, a previsão é que o custo da obra seja avaliado em R$ 1,41 bilhão.Estação mais funda do metrôCom a aprovação de recursos por parte do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), a Estação Campo será no subsolo da cidade, com uma profundidade recorde.Atualmente, o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas possui apenas duas paradas no subterrâneo da capital baiana: as estações Campo da Pólvora e Lapa.De acordo com o anteprojeto do Tramo 4 da Linha 1 (também chamado de “Expansão Sul) do SMLS, obtido pelo Portal A TARDE, a tendência é que a Estação Campo Grande tenha pelo menos cinco pavimentos no subterrâneo do Centro Antigo de Salvador, podendo chegar a até 60 metros de profundidade.Hoje, a estação em funcionamento mais profunda de Salvador é a Campo da Pólvora, que possui três pavimentos no subterrâneo da cidade, em uma profundidade de 34 metros, conforme dados oficiais da CCR Metrô Bahia, concessionária do sistema.