Novos ares fazem bem a Titano que ganha novo motor e suspensão recalibrada

Não só a mudança de ares do Uruguai para a Argentina fez bem para a Titano, a pick-up média da Fiat que tem pretensões de competir com a Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger – só para citar as principais. Quando foi lançada em março de 2024 esbarrou em equívocos de projeto e até da escolha do motor para a disputa. Resultado: perdeu feio e ficou atrás das concorrentes japonesas e norte-americanas.

Mas a Fiat é líder no segmento de pick-ups em geral com 44%, graças sobretudo à Strada, e não aceitou a derrota. Reformulou a Titano em alguns aspectos e agora se mostra novamente pronta para a batalha.

A primeira providência foi transferir a produção o Uruguai, onde tinha parceria com a Nordex, para o Polo Automotivo de Córdoba, na Argentina. O local é o recém-inaugurado Hub de Pick-ups da Stellantis, projeto que deve gerar cerca de 1.800 empregos, com metade das vagas destinadas a mulheres.

Esta nova fase da Titano vem acompanhada de melhorias significativas em motorização, conforto, segurança e tecnologia. A pick-up ganhou o motor Multijet 2.2 turbodiesel, agora montado longitudinalmente (ou seja, melhora a emissão de ruídos) e acoplado a um câmbio automático de oito marchas, que entrega 200 cv de potência e 450 Nm de torque.

Veja outros detalhes da Titano 2026:

Consumo aprimorado na Titano

O conjunto garante mais desempenho tanto no uso urbano quanto no trabalho pesado no campo. E isso foi possível notar durante a avaliação feita pelo Acelera Aí nesta semana no circuito dos Cristais, em Curvelo, a 180 quilômetros de BH, arrendado pela Stellantis desde 2022 para testar seus veículos.

Nessa mexida, o consumo da Titano também foi aprimorado. Na cidade, a pick-up faz 9,9 km/l, uma melhora de 16% em relação ao modelo anterior. Na estrada, o ganho foi de 17%, alcançando 10,8 km/l. A aceleração de 0 a 100 km/h caiu de 12,4 para 9,9 segundos.

A linha 2026 traz ainda direção elétrica e nova calibração de suspensão, para oferecer mais conforto e estabilidade em diferentes tipos de terreno. O objetivo foi reduzir o balanço da carroceria em terrenos irregulares.

A direção, que antes era hidráulica, agora é elétrica, o que não só melhora o conforto, mas também permite a inclusão de assistências à condução. Por isso, entre os recursos de segurança, o destaque foi a inclusão do pacote ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) na versão Ranch, com frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo, alerta de saída de faixa e alerta de ponto cego. Toda a gama passa a contar com freios a disco nas quatro rodas e tração integral permanente (AWD) com seleção automática entre 4×2 e 4×4.

O modelo também vem equipado com seis airbags, controle de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampa, detector de pressão dos pneus (TPMS) e o Trailer Sway Control, que garante mais estabilidade ao rebocar.

O interior da Titano evoluiu em tecnologia e acabamento. O console central recebeu nova alavanca de câmbio estilo manche e freio de estacionamento eletrônico, ao liberar espaço entre os bancos. A versão Ranch traz painel digital com tela colorida de 7 polegadas, e a central multimídia de 10 polegadas passa a contar com conectividade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, além de uma página dedicada à condução off-road. Outro diferencial é a câmera 360°, ativada automaticamente em manobras e trilhas.

Por fora quase é a mesma

Externamente, as mudanças foram bem pequenas, quase imperceptíveis. A Titano ganhou novo skidplate com detalhes na versão Ranch voltados ao sistema ADAS. Esta placa é fixada na parte inferior de um veículo para proteger componentes importantes como o motor, a transmissão e o sistema de suspensão de danos causados por impactos, atritos e detritos encontrados em terrenos acidentados

Os para-choques traseiros também seguem a nova padronização visual. A caçamba continua com generoso volume e, agora, vem com protetor de série em todas as versões.

A Titano mantém seus atributos de 4×4 com distância do solo de 235 mm e ângulos de ataque e saída de 29° e 27°, respectivamente. O modelo mede 5,33 metros de comprimento, 2,22 m de largura (com espelhos), 1,89 m de altura e 3,18 m de entre-eixos.

Há novidades na linha 2026 em relação a cores. Como a estreia duas tonalidades: Cinza Silverstone e Branco Alaska, disponíveis nas versões Volcano e Ranch.

Preços da Titano 2026

Os preços sugeridos são competitivos, se se pensar que falamos de pick-ups a diesel. Confira:

  • Titano Endurance manual: R$ 233.990
  • Titano Volcano automática: R$ 263.990
  • Titano Ranch automática: R$ 285.990

De modo geral, as mudanças implementadas na Titano — novo motor, equipamentos de segurança, melhora na dinâmica de condução — representam uma resposta às fragilidades anteriores.

A transferêcia da linha de montagem para a Argentina, com maior capacidade e estratégia regional, reforça o compromisso da Stellantis com o segmento de pick-ups. Ainda assim, há cautela pelo histórico de pós-vendas e qualidade de componentes durante os estágios iniciais do modelo.

Texto: Luís Otávio Pires, enviado especial a Curvelo (MG)

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