Rui Costa e Ciro Nogueira batem boca por tarifa de Trump contra Brasil

As discussões sobre a nova tarifa imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de 50% nas exportações brasileiras continua tornando a política brasileira como uma ringue entre direita x esquerda.Quem voltou a se posicionar sobre o caso foi o ministro da Casa Civil, Rui Costa. Desta vez, o baiano rebateu as falas do senador Ciro Nogueira (PP-PI) sobre a sua censura à postura do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em relação ao caso.“Senador Ciro Nogueira, não peça para me calar e abafar minha indignação ao ver que trumpistas/bolsonaristas colocam os interesses de outros países acima dos do nosso povo. É inacreditável que eleitos pelo povo defendam agressões tarifárias contra o Brasil; isso chama-se traição”, disse Rui em suas redes sociais nesta sexta-feira, 11.Aliado do Executivo paulista retrucou o posicionamento de Rui na última quinta, 10, pedindo para que o ministro solucionasse a crise econômica entre os EUA e o Brasil.“Ministro Rui Costa, sua função agora é tirar o Brasil da encrenca em que o radicalismo da diplomacia do PT enfiou o país e não ficar batendo boca com o governador de São Paulo. Vai trabalhar!”

Ministro Rui Costa, sua função agora é tirar o Brasil da encrenca em que o radicalismo da diplomacia do PT enfiou o país e não ficar batendo boca com o governador de São Paulo. Vai trabalhar!— Ciro Nogueira (@ciro_nogueira) July 10, 2025Em resposta, Rui citou os feitos que vem realizando dentro da pasta do governo Lula (PT).“Na Casa Civil, tenho ajudado o presidente Lula a tirar o Brasil de uma situação lastimável deixada pelo governo anterior. O país voltou a ser respeitado internacionalmente”.

Lamento que o governador de São Paulo defenda uma tarifa de 50%, imposta pelo governo dos EUA, que, a partir de 1º de agosto, penalizará a indústria e a agroindústria paulista, em vez de defender a população do seu estado e do Brasil como nação. É curioso: liderar a maior…— Rui Costa (@costa_rui) July 10, 2025Críticas a TarcísioEm seu perfil no X (antigo Twitter), Rui afirmou que a defesa do republicano ao tarifaço anunciado por Trump tem apenas o objetivo de agradar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).“Liderança, governador, se exerce com coragem. É compreensível que queira agradar ao ex-presidente a quem serviu como ministro, mas quem valoriza São Paulo não apoia medidas absurdas, ilegais e imorais impostas por estrangeiros”, declarou o ex-governador da Bahia.

Leia Também:

Lula antecipa eleição de 2026 e provoca Tarcísio de Freitas; veja

Tarcísio de Freitas ‘repete’ Lula e promete dar picanha

Eduardo Bolsonaro exige anistia para negociar ‘tarifaço’ de Trump

Bolsonaro exalta Trump após elogios e tarifa de 50% ao Brasil

A crítica não foi bem recebida pelos aliados do então pretenso candidato à Presidência da República, que detonaram o ministro nas redes sociais, bem como fez Ciro Nogueira.Trump ataca: entenda tarifa de 50% imposta ao BrasilA medida surge como uma forma de retaliação ao país devido ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu na trama dos atos golpistas, no Supremo Tribunal Federal (STF).“A forma como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos, é uma vergonha internacional”, inicia o texto de Trump.Na mensagem, o norte-americano considera a relação comercial entre os país como desequilibrada e “longe de ser recíproco”. Nesse sentido, o presidente diz ser necessário o afastamento com o Brasil.“Entenda que os 50% são muito menos do que seria necessário para termos igualdade de condições em nosso comércio com seu país. E é necessário ter isso para corrigir as graves injustiças do sistema atual”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.