As obras do trecho norte do Rodoanel Mário Covas, em São Paulo, seguem a todo vapor e já contam os dias para a entrega do aguardado acesso à Rodovia Fernão Dias. Esse trecho, considerado um dos mais importantes para a mobilidade entre São Paulo e Belo Horizonte, deve ter o primeiro lote concluído ainda em 2025, segundo os responsáveis pela obra.
O repórter acompanhou a evolução do canteiro nesta terça-feira, 10 de junho de 2025, por volta do meio-dia, e registrou imagens de um dia ensolarado, revelando avanços significativos no dispositivo de retorno, alças marginais e viadutos da região. Esse primeiro lote abrange o trecho que liga o sentido Arujá e Aeroporto de Guarulhos, enquanto o segundo lote — sentido Raimundo Pereira de Magalhães, em Perus está previsto para o ano que vem.
Dispositivo estratégico para São Paulo e Minas Gerais
O acesso à Fernão Dias integra um conjunto de obras que fecharão os 44 km restantes do Rodoanel, conectando as principais rodovias do estado, como Presidente Dutra, Régis Bittencourt e Anchieta-Imigrantes. A alça que liga ao bairro Taipas e a marginal do Rodoanel já está recebendo asfaltamento e preparação de taludes, além de obras para drenagem pluvial, com instalação de galerias para evitar alagamentos.
O trecho também beneficia as comunidades vizinhas com melhorias nas vias marginais e remoção de barracos para estabilização dos terrenos e construção de muros de contenção. Equipamentos pesados, como perfuratrizes, estão em operação para implantar estacas e reforçar a estrutura dos viadutos e taludes.
Viadutos, alças e impacto econômico
Além do acesso à Fernão Dias, o trecho conta com dispositivos para retorno e novas alças que conectam os bairros ao entorno, facilitando o deslocamento tanto de veículos leves quanto pesados. Essa obra é crucial para escoamento da produção e logística entre São Paulo e Minas Gerais, ligando diretamente importantes polos industriais e comerciais.
Com a entrega do primeiro lote prevista para o fim de 2025, motoristas que atualmente enfrentam a má conservação da Fernão Dias, com buracos e tráfego intenso, terão uma alternativa mais segura e eficiente. O segundo lote, por sua vez, seguirá com obras ao longo de 2026.
Expectativa para os próximos meses
As frentes de trabalho priorizam atualmente a execução das camadas de asfalto nas alças e marginais, a conclusão dos viadutos e a fixação de paredes laterais com jateamento de concreto para estabilidade. Os trabalhos também avançam em dispositivos de drenagem e iluminação para garantir a segurança e funcionalidade da via.
Em meio a um cenário de intensa movimentação de caminhões, retroescavadeiras, equipes de topografia e operários, os paulistanos e mineiros aguardam com expectativa a conclusão de mais essa etapa do Rodoanel, que promete desafogar o trânsito e impulsionar a economia regional.
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