
Santos conta com 3.006 equipamentos ligados ao Centro de Controle Operacional (CCO), que auxiliam nas ocorrências da GCM e da PM
Alexsander Ferraz/A Tribuna
Quinze novas câmeras de monitoramento foram instaladas em Santos, no litoral de São Paulo, em julho. Com isso, a cidade passou a contar com 3.006 equipamentos ligados ao Centro de Controle Operacional (CCO), que auxiliam nas ocorrências da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar (PM). As novas câmeras estão nos bairros Embaré, Aparecida e Centro Histórico.
A expansão começou em maio de 2024, com cerca de 1.760 câmeras conectadas. Está previsto em contrato de R$ 35,9 milhões firmado com a Net Telecom, vencedora da licitação, um total de 3.200 equipamentos em funcionamento até o final deste ano.
Os dispositivos já instalados se concentram nas avenidas Conselheiro Nébias, Afonso Pena, Ana Costa e Francisco Glicério, além da Área Continental. Estão presentes em prédios públicos, incluindo UMEs, unidades de saúde, parques e cemitérios.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Próximas câmeras
Segundo a prefeitura, mais equipamentos serão instalados até o fim do ano. Os novos aparelhos vão atender áreas ainda não cobertas, priorizando Ponta da Praia, Aparecida, Macuco, Santa Maria e Centro Histórico.
O prefeito Rogério Santos (Republicanos) afirmou: “Com o aumento do número de câmeras e ações coordenadas pelo CCO […] conseguimos identificar e trabalhar de forma ágil para solucionar as demandas urgentes”.
Cidade Mapeada
Santos, SP, conta com o Sistema de Informações Geográficas (SIGSantos), chamado Cidade Mapeada, que permite aos moradores acompanhar, em tempo real, as câmeras de monitoramento do CCO espalhadas pela cidade.
g1 Santos
Santos conta com o Sistema de Informações Geográficas (SIGSantos) que permite aos moradores acompanhar, em tempo real, as imagens das câmeras espalhadas pela cidade. Os equipamentos usam tecnologia de análise inteligente (IVA), que detecta presença indevida, e reconhecimento ótico (OCR) de placas.
Em 2025, a GCM e PM utilizaram o CCO para investigar 1.157 ocorrências. As imagens ficam armazenadas por 30 dias e são compartilhadas com o programa Muralha Paulista e a plataforma Córtex, do Ministério da Justiça.
O projeto recebeu R$ 35,9 milhões via contrato com a Net Telecom, financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), por meio do programa Santos Mais.
Leia também:
Câmeras flagram fuga e prisão de fisiculturista que espancou namorada no litoral de SP; VEJA
Centro de Controle Operacional
O CCO está instalado no Paço Municipal de Santos desde setembro de 2020 e conta com 110 integrantes que se revezam em turnos.
As equipes incluem profissionais da Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, Ouvidoria, Urgência Urbana, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), SAMU, Polícia Militar e Guarda Portuária, além do apoio a outras corporações, sob supervisão da Secretaria Municipal de Governo (Segov).
Centro de Controle Operacional fica no no Paço Municipal de Santos, SP.
Divulgação/Prefeitura de Santos
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos