UFMG divulga edital do vestibular seriado com inscrições a partir de agosto

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) divulgou, nesta quarta-feira (23), o edital para a nova modalidade de ingresso na instituição: o vestibular seriado. O documento contém as orientações para a prova da Etapa 1 do ciclo 2025-2027, que será realizada no dia 14 de dezembro.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

O vestibular seriado é uma outra forma de ingressar na Universidade, feita por meio de provas que serão aplicadas ao final de cada ano. No final do processo, uma combinação das notas é utilizada para determinar os aprovados. Podem participar quem estiver cursando ou já tiver concluído o ensino médio.

De acordo com o edital, os candidatos terão um mês para realizar as inscrições, entre os dias 18 de agosto e 19 de setembro. Já o pedido para a isenção da taxa de R$ 150 deve ser feito entre 18 e 27 de agosto pelo site da Copeve.

Podem pedir isenção integral da taxa os estudantes com inscrição regular no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Demais estudantes das escolas públicas ou bolsistas integrais da rede privada terão desconto de 50% do valor da taxa, independentemente de comprovação de renda.

Clique aqui para acessar o edital.

Vestibular seriado UFMG

O vestibular seriado, que já é utilizado por mais de 20 unidades de ensino em todo o Brasil, permite que os candidatos realizem três exames em três anos, relativos a cada uma das séries do ensino médio. No final do processo, uma combinação das notas é utilizada para determinar os aprovados.

Com a mudança, estima-se que, em 2028, 30% dos estudantes que ingressarem na UFMG terão sido aprovados por meio da nova modalidade. A iniciativa foi aprovada na última semana pelo Conselho Universitário, que aprovou proposta apresentada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). O novo processo vai coexistir com o Sisu, que se vale do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O conteúdo programático da avaliação seriada será orientado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelo Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG). Neste ano, haverá apenas a avaliação referente ao primeiro ano do Ensino Médio, já que 2025 é o ano de inauguração do processo. Em 2026, haverá novamente a avaliação do primeiro ano e a avaliação do segundo; em 2027, por fim, haverá a avaliação dos três anos, completando o primeiro ciclo de implantação da novidade.

O processo da UFMG será aberto a estudantes que estejam cursando o Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA) e também a qualquer pessoa que tiver concluído, a qualquer tempo, esse segmento ou essa modalidade de ensino da educação básica. A legislação que rege a reserva de vagas pelo sistema de cotas será aplicada também nesse caso, da mesma forma como ocorre com o Sisu.

Como funciona?

Um processo seletivo de avaliação seriada é uma forma adicional de seleção de candidatos aos cursos de graduação, ao longo de três anos consecutivos, que propicia, por exemplo, que o candidato inicie o processo ainda no primeiro ano do Ensino Médio. Apenas um percentual das vagas iniciais será ofertado por essa forma de seleção, sendo necessária a coexistência com outro processo seletivo (como o atual, com base no Enem). Assim, a Universidade se apresenta para os estudantes do Ensino Médio de forma gradual e progressiva e propicia ao candidato duas alternativas para acessar o ensino de graduação a cada ano. 

O candidato realiza a primeira etapa do processo seletivo no ano 1 e faz uma prova sobre o conteúdo do 1º ano do ensino médio. No ano seguinte (ano 2), o mesmo candidato habilita-se para a segunda etapa do processo seletivo e faz uma prova sobre o conteúdo do segundo ano. O chamado ciclo seriado se encerra quando, no ano 3, o candidato, finalmente, escolhe o curso de graduação em que planeja ingressar e participa da terceira etapa do processo. 

Um novo ciclo seriado é encerrado a cada ano, quando serão realizadas simultaneamente as três etapas do processo, cada uma delas pertencente a um ciclo diferente. O processo tem como referência os três anos do Ensino Médio para a organização dos ciclos de avaliação. O processo de seleção se aplica também aos egressos da EJA.

Conforme prevê a proposta aprovada pelo Conselho Universitário, o candidato, para ingressar na UFMG no primeiro período letivo de 2028 por meio da seleção seriada, deverá iniciar seu ciclo avaliativo já em 2025 e completá-lo nos dois anos seguintes (2026 e 2027). Trinta por cento das vagas iniciais da UFMG serão preenchidas com base nesse processo.

O post UFMG divulga edital do vestibular seriado com inscrições a partir de agosto apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.