A Agência Nacional de Mineração (ANM) identificou condições de estabilidade marginal na barragem B1-A, da empresa Emicon Mineração e Terraplenagem, localizada na Mina do Quéias, em Brumadinho (MG). Em comunicado, o órgão informou que a elevação do nível de emergência de 1 para 2 foi adotada como medida preventiva, visando resguardar a vida das pessoas que ocupam a Zona de Autossalvamento – ZAS.
Auditorias técnicas e análises realizadas por projetistas indicaram que os estudos feitos até agora não são conclusivos, devido à insuficiência nas investigações geotécnicas. Embora novas coletas de dados tenham sido realizadas, esses resultados ainda não foram incorporados às análises técnicas por conta de pendências contratuais.
Para aprofundar a avaliação da estrutura, a ANM determinou a contratação de uma empresa independente, que deverá considerar todas as informações disponíveis.
Apesar da elevação do nível de alerta, o órgão afirma que não foram detectadas anomalias que indiquem risco iminente de rompimento. A decisão ocorre em período de estiagem, o que reduz os riscos hidrológicos. A medida visa garantir que, caso necessário, uma eventual evacuação possa ocorrer de maneira segura e organizada.
A decisão contou com articulação entre a ANM, o Ministério Público Federal, o Ministério Público de Minas Gerais, a Defesa Civil estadual, a Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) e a Prefeitura de Brumadinho. Um sobrevoo conjunto foi realizado na região da barragem e na Zona de Autossalvamento (ZAS).
Em nota, a Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão (AVABRUM) expressou indignação com a situação. “É revoltante constatar que, mesmo com a barragem desativada, tenha sido classificada com esse nível máximo de emergência. A fiscalização e a prevenção continuam falhas, colocando vidas e o meio ambiente em grave perigo”.
A Prefeitura de Brumadinho anunciou, nesta quarta-feira (23), a criação da Comissão Estratégica Municipal (CEM), como parte de um conjunto de ações preventivas adotadas diante da elevação do nível de emergência da barragem.
A reportagem procurou a mineradora Emicon e aguarda retorno.
O post Barragem em Brumadinho tem nível de emergência elevado como medida preventiva apareceu primeiro em BHAZ.