
Desfile da Beija-Flor de 2025, vencedor do carnaval
reprodução JN
A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro anunciou nesta quarta-feira (23) alterações no modelo de julgamento do Rio Carnaval 2026. As principais novidades ficam por conta da alteração no posicionamento de duas cabines, que agora ficarão espelhadas, além da seleção de 54 jurados. As mudanças foram oficializadas em votação que contou com a presença de presidentes e representantes das 12 escolas de samba.
Segundo a liga, a alteração no posicionamento das cabines de avaliação ocorre para deixar os desfiles ainda mais fluidos, com as agremiações passando a parar três vezes para apresentar os quesitos, em vez das quatro paradas realizadas anteriormente. Dessa forma, duas das cabines ficarão agora uma em frente à outra (uma no setor par e outra no ímpar).
A liga acrescenta que essa decisão foi embasada em consulta realizada com os profissionais das escolas, durante seminário realizado em maio.
Já o aumento no número de julgadores, de acordo coma Liesa, visa trazer ainda mais transparência à competição. Serão selecionados agora 54 jurados, ou seja, seis por quesito.
Posteriormente, em data que ainda será definida, haverá um sorteio para oficializar aqueles 36 que terão as notas abertas na apuração. Dessa maneira, seguirá havendo o descarte da menor nota, com 27 sendo válidas para o somatório final, como aconteceu em 2025.
As notas seguem sendo fechadas ao final de cada dia de desfile competitivo, conforme decisão das agremiações.
O Rio Carnaval 2026 acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, com as seis melhores colocadas voltando para o Sábado das Campeãs, no dia 21 do mesmo mês.
Alegorias da Beija-Flor homenageiam Laíla, Joaosinho Trinta e desfile histórico da escola