Sul volta a ter chuva forte nesta quinta; calorão e tempo seco seguem no Centro-Norte


Tem previsão de chuva forte em algumas regiões do país
A combinação de ventos úmidos com o retorno das nuvens carregadas deve provocar pancadas de chuva mais fortes no Sul do Brasil nesta quinta-feira (24).
As áreas mais afetadas estão entre o norte do Rio Grande do Sul (RS), o oeste de Santa Catarina (SC) e o sudoeste do Paraná (PR), onde há risco de trovoadas, vento forte e até granizo em pontos isolados.
Em cidades como Erechim (RS), Chapecó (SC) e Foz do Iguaçu (PR), a previsão é de céu fechado ao longo do dia, com chuva intensa em alguns momentos.
Já Porto Alegre (RS) deve ter uma quinta com frio e garoa, sem passar dos 16 °C. Curitiba (PR) também terá tempo instável, com mínima de 9 °C e sensação de frio acentuada ao longo do dia.
Em Florianópolis (SC), o dia também será chuvoso e com temperaturas baixas: entre 13 °C pela manhã e 16 °C à tarde.
A tendência é que a chuva persista nos três estados da região até o fim da semana.
No sábado (26), por exemplo, a previsão é de acumulados expressivos no RS, com até 150 mm em algumas áreas, volume que pode causar transtornos como alagamentos e deslizamentos em zonas urbanas e rurais.
🌧️ Entenda o mapa abaixo: As cores indicam o nível de risco para temporais nesta quinta-feira. A área em amarelo indica atenção, com pancadas de chuva moderada a forte e ventos em torno de 60 km/h.
A faixa vermelha sinaliza alerta, com risco de temporais moderados e ventania de até 70 km/h. Já o tom roxo (não presente abaixo), corresponde a perigo, com possibilidade de chuva ainda mais forte, raios e ventos perto de 85 km/h. As áreas em cinza estão sem risco previsto para o dia.
Mapa mostra riscos de temporais nesta quinta.
Arte/g1
“A presença de um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai, somada à forte variabilidade do vento em altos níveis, favorecerá o avanço das pancadas de chuva, que se espalham da faixa central do Rio Grande do Sul até a região central do Paraná”, destaca Stefanie Tozzo, meteorologista da Climatempo.
No Sudeste, o dia será de muitas nuvens no litoral de São Paulo (SP) e do Rio de Janeiro (RJ), com pancadas fracas ao longo do dia.
A capital paulista terá máxima de 22 °C, com céu encoberto à tarde e possibilidade de nevoeiro à noite. Já no Rio, o dia será nublado, com chuvas rápidas e temperatura mais amena, em torno dos 24 °C.
Belo Horizonte (MG) escapa da mudança de tempo, com predomínio de sol, poucas nuvens e máxima de 27 °C.
Mas a umidade do ar deve cair bastante à tarde, como também no Espírito Santo, onde o sul do estado pode ter chuvas passageiras e céu carregado em alguns momentos.
No Centro-Oeste, o calor predomina. Em Cuiabá (MT), a previsão é de 35 °C à tarde, com ar seco e céu limpo.
Campo Grande (MS) também terá tempo firme, com máxima de 32 °C. Em Brasília (DF), os termômetros devem marcar até 29 °C, mas com umidade do ar abaixo dos 30% em boa parte do dia, condição que exige cuidados como evitar exposição prolongada ao sol e manter boa hidratação.

Mira Marques/g1 SE
No Norte, o tempo segue dividido. Chove de forma intermitente em áreas do norte do Amazonas e em Roraima, com pancadas moderadas, especialmente em Manaus (AM) e Boa Vista (RR).
No restante da região, como Rondônia, Tocantins e grande parte do Pará, o predomínio é de sol forte, calor e ar seco. Em Rio Branco (AC), a máxima pode chegar aos 35 °C.
No Nordeste, o interior continua seco e quente. Cidades do oeste da Bahia, sul do Maranhão e do Piauí terão umidade do ar abaixo de 25% durante a tarde.
Em contraste, o litoral da região segue com variação de nuvens e possibilidade de chuvas rápidas. Em Recife (PE), a máxima será de 29 °C, com chuvas leves ao longo do dia.
João Pessoa (PB) e Natal (RN) também terão sol entre nuvens e pancadas passageiras.
LEIA TAMBÉM:
Saiba o que esperar do inverno de 2025, que já começou
Neve, chuva congelada e geada: entenda diferença entre fenômenos que podem acontecer durante a onda de frio
Por que o inverno de 2025 deve ser mais frio que o de anos anteriores
Veja como ficam as temperaturas em TODAS as capitais brasileiras, segundo o Inmet:

LEIA TAMBÉM:
Seca é ‘catástrofe global em câmera lenta’, alerta relatório da ONU
União Europeia propõe nova meta climática e pela primeira vez inclui compra crédito de carbono de países em desenvolvimento
Governo quer usar R$ 150 mi do Fundo Amazônia para combater incêndios no Cerrado e Pantanal

Adicionar aos favoritos o Link permanente.