O ex-ministro da Educação do Governo Temer, Rossieli Soares, foi empossado, nesta quarta-feira (6), como o novo secretário de Estado de Educação de Minas Gerais.
Anunciado pelo governador Romeu Zema (Novo), o advogado assume a pasta no lugar do professor Igor Alvarenga, que ficou no cargo por três anos.
A troca na pasta foi anunciada pelo Governo no fim de julho. Dentre os desafios de Alvarenga na pasta, estão ações para crescimento das escolas cívico-militares no estado e o desenvolvimento de projetos como o Trilhas de Futuro e o Passaporte Mineiro do Conhecimento.
“Nossa expectativa é continuar desenvolvendo com qualidade aquilo que é o pilar de desenvolvimento de pessoas na escola, com aquilo que as nossas crianças e jovens precisam: alimentação de qualidade, mas mirando, obviamente, o desenvolvimento dos nossos alunos”, disse o novo secretário em seu primeiro pronunciamento.
“Nada é melhor que continuidade. No setor público no Brasil, muitas vezes, isso não ocorre”, disse Zema depois de lembrar os dois primeiros secretários da pasta: Julia Sant’Anna e Igor Alvarega.
Quem é o novo secretário?
Advogado e mestre em Gestão e Avaliação Educacional pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Rossieli Soares é o novo secretário de Educação de Minas e tem uma longa trajetória na gestão educacional.
Sua atuação no Ministério da Educação (MEC) começou em 2016, como secretário de Educação Básica, e culminou no cargo de Ministro da Educação em 2018, durante o governo do ex-presidente Michel Temer (MDB).
Veja atuações de Soares:
- No Pará (2023-2025): Liderou um avanço no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O estado saltou da 26ª para a 6ª posição no ensino médio. Criou programa “Alfabetiza Pará”, que dobrou o número de crianças leitoras na idade certa.
- Em São Paulo (2019-2022): Comandou a expansão do ensino em tempo integral da rede estadual e liderou a reabertura das escolas durante a pandemia. Sob seu comando, o estado alcançou o melhor Ideb do Brasil nos anos finais do ensino fundamental em 2019.
- No Amazonas (2012-2016): Foi responsável por ampliar o ensino em tempo integral para o interior do estado e implantou a primeira escola pública bilíngue (português-japonês) do país.
- No Ministério da Educação: Foi um dos principais articuladores e responsáveis pela implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), um marco para a educação brasileira, além de ter liderado políticas nacionais de alfabetização e avaliação.
O post Ex-ministro de Temer assume Secretaria de Educação de Minas apareceu primeiro em BHAZ.