Leia Também:
Montadora chinesa rompe acordo e CAOA já busca novo aliado no Brasil
BYD lança carro com drone no teto e preço surpreendente; confira
SUV chinês 100% elétrico chega ao Brasil com 413km de autonomia
O declínio da marca de Musk pode ter motivos políticos, já que as vendas despencaram desde que o dono da Tesla apoiou Donald Trump na eleição presidencial do ano passado. Ao todo, a queda da Tesla chegou a 45% em dez mercados europeus que, juntos, representaram mais de 80% das vendas da Tesla no primeiro semestre na União Europeia, no Reino Unido e na Associação Europeia de Livre Comércio.De acordo com uma pesquisa divulgada esta semana pela S&P Global Mobility e obtida pela agência Reuters, a fidelidade dos clientes da Tesla nos 50 estados americanos atingiu o pico em junho de 2024. Já em março deste ano essa taxa caiu de 73% para 49,9%.
O declínio da Tesla, marca de Elon Musk, pode ter motivos políticos,
| Foto: MARIO TAMA / Getty Images via AFP
Resumo em números da TeslaGrã-Bretanha: queda de 60% nas vendas em julho, com 987 unidades.Alemanha: queda de 55% nas vendas em julho, com 1.110 veículos.Mercados Europeus: queda de 45% no total.Fidelidade do Cliente (EUA): a taxa de fidelidade caiu de 73% em junho de 2024 para 49,9% em março de 2025.BYD em altaEm meio a queda da Tesla na Europa, a BYD tem assumido o seu lugar no mercado e no mesmo período quintuplicou as suas vendas no mercado.Em julho, a BYD vendeu 1.126 veículos na Alemanha e no ano o acumulado já é de 7.449 unidades. Na Grã-Bretanha, os registros de carros novos aumentaram mais de 300%, para 3.184 carros vendidos no mês.A queda da Tesla tem sido constante nos últimos meses em comparação ao mesmo mês do ano anterior. Em abril, a BYD vendeu mais veículos elétricos na Europa do que a Tesla pela primeira vez, de acordo com levantamento da empresa de análise de mercado Jato Dynamics.”Este é um momento decisivo para o mercado de automóveis da Europa, especialmente quando você considera que a Tesla liderou o mercado europeu de BEV por anos, enquanto a BYD só iniciou oficialmente as operações além da Noruega e da Holanda no final de 2022″, disse o analista global da Jato Dynamics, Felipe Muñoz.
Concessionária da BYD
| Foto: ISHARA S. KODIKARA / AFP
Em abril, a BYD vendeu 7.231 carros na Europa, enquanto a Tesla marcou 7.165 unidades emplacadas. Assim, a BYD ultrapassou a Tesla em 0,92% no período.O crescimento da BYD acontece mesmo após a imposição de tarifas pela União Europeia sobre os veículos elétricos fabricados na China.Resumo em números da BYDGrã-Bretanha: aumento de mais de 300% nas vendas em julho, com 3.184 unidades.Alemanha: as vendas quintuplicaram em julho, com 1.126 veículos.Abril (Europa): vendeu mais carros elétricos do que a Tesla pela primeira vez, com 7.231 unidades contra 7.165 da concorrente.