Leia Também:
Memes de macacos: entenda os impactos para saúde do animal
Signos mais afetados no novo ciclo de 4 anos; veja se o seu será
Dia dos Pais em Salvador: 8 ideias de passeios e restaurantes para celebrar
Como participar do concurso “Livros do Futuro”O concurso será dividido em três fases:Fase 1 – Inscrição (11 a 30 de agosto)Cadastro no site livrosdofuturo.comEnvio de uma sinopse em PDF, de 1.000 a 1.500 palavrasSeleção de 50 semifinalistas por gênero pelas editorasFase 2 – Votação no TikTok (29 de setembro a 11 de outubro)Semifinalistas devem postar vídeo apresentando a ideia do livroVotação pública define 20 autores por gêneroFase 3 – Avaliação final (15 de outubro a 1º de novembro)Envio do manuscrito completo, entre 30 mil e 100 mil palavrasJúri formado por representantes das editoras, autores convidados e criadores do BookTokAnúncio dos vencedores: 12 de janeiro de 2026Prêmios para os vencedoresPublicação da obra por uma das editoras parceirasR$ 10 mil de adiantamento de royaltiesR$ 10 mil extras como incentivo imediatoMais de R$ 300 mil em ações de divulgaçãoDestaque no TikTok durante o lançamento oficialQuem pode se inscreverBrasileiros maiores de 18 anos, residentes no Brasil ou no exteriorNão é exigido número mínimo de seguidoresObras inéditas e originais, em portuguêsCoautoria permitida (até dois autores)Proibido uso de conteúdo gerado por IA ou material que viole direitos autoraisBookTok como vitrine literáriaO BookTok já é responsável por alavancar vendas e dar visibilidade a novos e antigos autores. Apenas nos últimos seis meses, as buscas sobre livros no TikTok dobraram no Brasil. Fenômenos como Assistente do Vilão, publicado pela Globo Livros, e Um milhão de finais felizes, da mesma editora, ganharam fôlego com a comunidade.Para Paula Drummond, editora do selo Alt, “a influência do TikTok vai além da demanda: ela redefine capas, formatos e aproxima o produto do leitor. Estar no ‘Livros do Futuro’ é entender como o público consome e cria tendências literárias hoje”.Leonora, diretora executiva da HarperCollins Brasil, reforça que a união entre literatura e redes sociais “amplia horizontes narrativos e inspira uma nova geração de leitores e escritores”. Já Rafaella Machado, da Galera Record, lembra que “comunidades como o BookTok movimentam leitores e criam fenômenos literários, tornando natural a parceria para encontrar o próximo grande nome da literatura jovem”.Com a força do TikTok e o apoio das editoras, o “Livros do Futuro” promete se tornar um marco para autores brasileiros que sonham em transformar suas histórias em sucesso editorial.