INSS suspende banco como pagador do benefício; confira

O Instituto Nacional do Seguro Social, INSS, suspendeu o contrato com o Banco Agibank S.A, uma das instituições financeiras responsáveis pelo pagamento da folha de benefícios do Instituto nesta terça-feira, 12. A medida foi adotada para a apuração de graves violações ao contrato de prestação de serviços.Entre as denúncias recebidas, consta que o aplicativo do banco, ao ser instalado em um celular , interceptava e redirecionava para o próprio app às chamadas telefônicas que os usuários tentavam fazer à Central 135. Com isso, o beneficiário ficará impedido de acessar suas informações do benefício, registrassem reclamações ou tivessem qualquer atendimento oficial sobre o INSS.Somado a isso, existem relatos de recusas injustificadas por parte da Agibank à portabilidade de benefícios e de retenção indevida de valores.Além disso, outras práticas irregulares foram registradas foi a convocação de beneficiários para comparecimento a lojas do Agibank, sob o pretexto de tratar de descontos de entidades associativas e “receber seu dinheiro de volta”.

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Tais condutas configuram uma infração gravíssima, comprometendo a relação do beneficiário com o INSS, uma vez que o banco entende que o usuário tem a intenção de contatar a Previdência, interceptando essas informações.O INSS ainda reforça que nenhuma instituição financeira está autorizada a atuar como intermediária ou portal de entrada para os canais oficiais de atendimento do Instituto.Caso prefiram, os segurados que atualmente utilizam esse banco para receberem seu benefício, continuaram recebendo ele normalmente. Não é obrigatório tomar nenhuma providência imediata. Aqueles que tiveram o pedido de portabilidade recusado devem procurar a Ouvidoria do INSS.O INSS reafirma seu compromisso de proteger os direitos de todos os aposentados, pensionistas e beneficiários. A decisão de suspender o contrato foi tomada para assegurar respeito, transparência e segurança no pagamento dos benefícios.

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