
Praia Grande avalia aeromóvel como alternativa ao VLT para melhorar mobilidade urbana
Prefeitura de Praia Grande
Um projeto de um aeromóvel, sistema de transporte automatizado sobre trilhos, é avaliado pela Prefeitura de Praia Grande, no litoral de São Paulo, como uma alternativa para melhorar a mobilidade urbana. Uma empresa especializada no sistema apresentou um projeto, com a sugestão de um traçado em Praia Grande. O prefeito Alberto Mourão, agora, quer apresentar a nova alternativa ao governo estadual.
O projeto do aeromóvel tem como uma de suas principais características uma via elevada exclusiva e segregada sustentada por pilares de concreto. O veículo automatizado sobre trilhos transita há pouco mais de cinco metros de altura se comparado com ruas e avenidas existentes.
Segundo a Prefeitura de Praia Grande, o prefeito Alberto Mourão se reuniu com o secretário de Transportes, Leandro Avelino, e representantes da empresa Aerom, que lidera o consórcio AeroGRU, responsável pela implantação do sistema aeromóvel em Guarulhos. O encontro ocorreu na segunda-feira (11), no Paço Municipal, no Bairro Mirim.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Durante a conversa, os técnicos da Aerom apresentaram estudos detalhados, dados e até um vídeo com a sugestão de um traçado para ser implantado em Praia Grande. No material, há possíveis estações com paradas em diversos bairros da cidade.
O prefeito Alberto Mourão disse, em nota divulgada pela prefeitura, que quer encontrar uma solução para que o VLT (Veículo Leve sobre Trilho) chegue até Praia Grande e as demais cidades do litoral sul, com a maior brevidade possível.
O projeto do VLT formatado pela prefeitura tem saída da Avenida Angelina Pretti da Silva, em São Vicente, até no Terminal Tude Bastos, no bairro Sítio do Campo. Já apresentação do aeromóvel mostra um traçado mais amplo, seguindo até as proximidades do Terminal Tatico, no bairro Mirim, interligando diversas regiões da cidade.
Conforme a prefeitura, existe ainda possibilidade de expansão até a divisa com Mongaguá. No projeto da Aerom, a via elevada a partir do Terminal Tude Bastos, no Bairro Sítio do Campo, seria construída em sua totalidade margeando a Via Expressa Sul, pista que liga Praia Grande a rodovia Padre Manoel da Nóbrega e aos demais municípios do litoral sul.
Segundo a empresa, o custo da obra é menor que o do VLT já existente, por conta das caraterísticas de implantação do modal. A operação é mais econômica e sustentável, já que o sistema utiliza propulsão pneumática, ou seja, é movido a ar comprimido.
“Conhecemos o projeto com traçado do Aeromóvel para nossa cidade. É algo que revolucionaria a mobilidade urbana do município”, avaliou Mourão, segundo nota divulgada pela prefeitura. Segundo ele, a ideia é marcar uma reunião com o governo do São Paulo para apresentar esta nova alternativa.
Praia Grande avalia aeromóvel como alternativa ao VLT para melhorar mobilidade urbana
Prefeitura de Praia Grande
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos