
Artista mineiro expõe desenhos de 170 aves catalogadas pelo Instituto Terra em Governador Valadares
Divulgação
O artista plástico mineiro Antônio Torres, de 62 anos, abre nesta terça-feira (19) a exposição De Passarinhos, que reúne 170 desenhos de aves catalogadas pelo Instituto Terra. A mostra marca a inauguração da Casa de Arte Lamparina, novo espaço cultural de Governador Valadares, e poderá ser visitada gratuitamente até 8 de outubro.
Além da visitação, a programação inclui oficinas de arte voltadas a alunos da rede pública e apresentações literárias.
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp
Arte e preservação ambiental
O título da exposição foi inspirado no poema De Passarinhos, de Manoel de Barros, que ressalta a interdependência entre fauna e flora. A proposta busca conectar arte e educação ambiental, discutindo a importância da preservação da natureza.
A ideia surgiu em 2014, quando Torres visitou o Instituto Terra, em Aimorés, fundado por Sebastião Salgado e referência em reflorestamento da Mata Atlântica. O retorno de diversas espécies de aves à área reflorestada inspirou o artista a iniciar a série de desenhos, finalizada em 2016.
Novo espaço cultural
A Casa de Arte Lamparina passa a integrar o cenário cultural de Governador Valadares com a proposta de aproximar a comunidade das artes visuais. O espaço funciona na residência onde o artista mora há alguns anos.
Programação
18/08: abertura para convidados, com participação da bióloga Cláudia Pimenta.
19/8 a 08/10: exposição de 170 desenhos de aves catalogadas pelo Instituto Terra.
Mediação e oficinas de arte: voltadas a alunos do Ensino Médio da rede pública.
Apresentações literárias: em datas a serem divulgadas, com leitura ativa da atriz Iara Torres.
O espaço funcionará de terça a domingo, das 14h às 20h, na Rua Inglaterra, nº 257, bairro Grã Duquesa, em Governador Valadares.
Quem é o artista
Antônio Torres tem mais de quatro décadas de carreira
William Chambella
Natural de Mutum, Antônio Torres tem mais de quatro décadas de carreira. Na adolescência, foi convidado por Inimá de Paula, um dos grandes nomes da arte moderna brasileira, a viver em seu ateliê em Belo Horizonte.
Na busca por uma identidade artística, desenvolveu uma técnica exclusiva de colagem, além de explorar óleo sobre tela, lápis aquarelado e outras linguagens, sempre com forte relação com a natureza.
Torres já realizou exposições em instituições como o Museu Inimá de Paula (BH) e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, além de universidades como a UFV e a Univale. Atualmente, vive em Governador Valadares, onde também mantém seu ateliê.
VEJA TAMBÉM:
Érika Benigna é a convidada desta sexta-feira da “Biblioteca do MG1”
Vídeos do Leste e Nordeste de Minas
Veja outras notícias da região em g1 Vales de Minas Gerais.