Temporal deixa famílias fora de casa, estragos e interdita rodovia em MS


Ciclone extratropical: reflexos causam vendaval, famílias desabrigadas e estragos em MS
Os reflexos do ciclone extratropical que passou pelo Sul do Brasil provocaram estragos em Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (19). Em Paranhos, 30 famílias da aldeia indígena Ypoí ficaram desabrigadas. A rodovia MS-156, entre Tacuru e Amambai, foi totalmente interditada após a queda de árvores. Veja o vídeo acima.
O temporal veio acompanhado de chuva intensa, ventania e destruição. Em Bonito, no sudoeste do estado, as rajadas de vento chegaram a 100 km/h.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
Segundo meteorologistas da Climatempo, os estragos nas cidades do sul e sudoeste de Mato Grosso do Sul foram provocados por uma frente fria formada após a passagem do ciclone extratropical pelo Sul do Brasil. O fenômeno não atingiu diretamente o estado, mas gerou efeitos indiretos.
As regiões sul e sudoeste de Mato Grosso do Sul foram as mais afetadas pelo temporal, causado pelo avanço da frente fria no Sul do país.
Força do vento
Estimativas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que os ventos chegaram aos 100 Km/h em Bonito, no sudoeste do estado.
Em Paranhos e Tacuru não foi possível identificar a velocidade do vento, já que os municípios não possuem estação meteorológica. Mas, em Amambai, a ventania chegou aos 60 Km/h. Veja a seguir os municípios que registram os ventos mais fortes:
Bonito – 100 Km/h
Laguna Caarapã – 82 Km/h
Caracol – 74 Km/h
Aral Moreira – 72 Km/h
Iguatemi – 68 Km/h
Ivinhema – 65 Km/h
Instabilidade
A ventania que atingiu Mato Grosso do Sul veio acompanhada por chuva. Desde a madrugada desta quarta-feira (20), instabilidades ocorrem em diversas áreas do sul do estado e em parte do leste, devido ao deslocamento da frente fria que atinge o sul do país.
A frente fria não deve continuar avançando por Mato Grosso do Sul, já que se afasta para alto mar. Contudo, o frio contribui para o aumento da umidade que vem do norte do Brasil e pancadas de chuva no centro-sul e oeste do estado podem ocorrer nesta quarta-feira.
Já o sul e sudoeste estão em alerta para temporais que ainda devem ocorrer, com ventos que podem chegar aos 85 km/h. A chuva na região deve se concentrar ainda pela manhã e perder força durante o dia e à noite.
O tempo deve ser abafado no centro e norte de Mato Grosso do Sul, incluindo Campo Grande. A capital deve ter pancadas de chuva de morado a forte.
Ventos chegaram aos 100 Km/h no sudoeste de Mato Grosso do Sul.
Reprodução
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.