Expofeira 2025: pulseiras de identificação serão distribuídas para público infantil no Amapá


Pulseiras de identificação serão distribuídas para crianças e adolescentes na Expofeira
GEA/Divulgação
Um plano integrado de proteção vai reforçar o cuidado com crianças e adolescentes durante a 54ª Expofeira do Amapá, que acontece no Parque de Exposições da Fazendinha de 30 de agosto a 7 de setembro.
A principal novidade é o uso de pulseiras de identificação, distribuídas na entrada do evento, com nome e telefone do responsável.
Baixe o app do g1 para ver notícias do AP em tempo real e de graça
Segundo Camila Ilário, gerente do Núcleo do Direito da Criança e do Adolescente da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, o plano foi desenvolvido para atender às demandas específicas do público infantil e juvenil durante grandes eventos.
“Quando nós juntamos muita gente em um só espaço, sobretudo um espaço de entretenimento e lazer, a gente pede às famílias que tenham muita atenção com isso, porque é muito comum que crianças eventualmente larguem a mão dos pais e esse cuidado é necessário”, disse.
Crianças e adolescentes devem portar pulseirinha de identificação
GEA/Divulgação
LEIA MAIS
Governo do Amapá lança aplicativo oficial da 54ª Expofeira com foco em segurança, inclusão e negócios
Expofeira 2025: evento conta com shows nacionais e locais no Amapá; veja a programação
Editais ofertam 893 vagas para empreendedores, artistas e startups na Expofeira do Amapá
A iniciativa do Governo do Amapá foi definida em reunião realizada na segunda-feira (25), com a participação de representantes do Ministério Público do Amapá, Juizado da Infância e Juventude, conselhos tutelares, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, e órgãos da segurança pública.
O objetivo é garantir atendimento rápido e seguro em casos de desencontro. As pulseiras serão entregues gratuitamente e devem ser usadas por todas as crianças e adolescentes que entrarem no parque.
“Apresentamos a estrutura voltada para crianças e adolescentes na Expofeira, com o trabalho conjunto das instituições envolvidas, garantindo atendimento adequado ao público”, afirmou Camila
Crianças e adolescentes devem portar pulseirinha de identificação
GEA/Divulgação
Segurança das crianças e adolescentes
Durante o evento, equipes estarão distribuídas em postos fixos e também circularão pelo espaço, atuando das 17h às 23h.
A rede de atendimento vai funcionar de forma integrada, com profissionais da saúde, assistência social, segurança pública e conselhos tutelares. Canais exclusivos serão disponibilizados para denúncias e orientações.
Três pontos de reencontro serão montados nas entradas do parque, com espaço para hidratação e apoio. Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) terão acesso a kits sensoriais com abafadores, brinquedos e giz de cera.
Além disse, o balcão do programa Acolher Amapá vai funcionar como central de atendimento, oferecendo suporte a pais e responsáveis. Camila Ilário destacou ainda o que fazer ao encontrar uma criança perdida.
“Se você está na Expofeira, e se você se depara com uma criança perdida, chorando, sozinha, pode se aproximar dela e tentar localizar qualquer agente público no espaço em que você estiver, polícia, corpo de bombeiros e demais atuantes de segurança”, finalizou.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
p
Adicionar aos favoritos o Link permanente.