12 bares de BH ficam entre os 100 melhores do Brasil; confira o ranking

Belo Horizonte tem 12 dos 100 melhores bares do Brasil, segundo o ranking da revista Exame, divulgado nesta quinta-feira (28). Um dos estabelecimentos ainda entrou no top 10 da lista. A presença expressiva da capital mineira evidencia a força e diversidade da cena de bares da cidade, que vai da “botecagem” tradicional a propostas mais contemporâneas e gastronômicas.

Clique aqui e faça parte da comunidade Rolê BHAZ no WhatsApp

O levantamento avaliou aspectos como qualidade de bebidas, criatividade dos cardápios, atendimento e experiência geral oferecida aos clientes. Com bares que misturam tradição, inovação e valorização de ingredientes locais, BH se consolida como um destino importante para quem busca cultura de bar e experiências únicas na bebida e na gastronomia.

A capital mineira, em quantidade de bares, só fica atrás de São Paulo — primeiro lugar da lista com 46 bares — e Rio de Janeiro — segundo lugar com 14 bares. O quarta e quinto lugar fica com Curitiba e Salvador.

Confira a lista dos 12 bares de BH entre os 100 melhores do país

9º lugar – Pirex – Belo Horizonte

O Pirex, precursor da ocupação da Galeria São Vicente, é uma homenagem à botecagem raiz e à boemia de Belo Horizonte. Com mais de 40 opções no cardápio e uma grande variedade de opções vegetarianas e veganas, o bar une a tradição do boteco mineiro ao toque criativo dos chefs Caio Soter e Isabela Rochinha, oferecendo desde petiscos frescos até pratos da estufa e opções de almoço rotativas de terça a domingo.

Endereço: Av. Amazonas, 1049 – loja 54 – Centro, Belo Horizonte

(Reprodução/Instagram)

28º lugar (empate) – Cachaçaria Lamparina – Belo Horizonte

A Cachaçaria Lamparina é um boteco mineiro no Mercado Novo, especializado em cachaças de pequenos produtores de Minas. Funcionando como um empório antigo, o espaço combina a tradição da bebida com o clima típico de boteco.

Endereço: Av. Olegário Maciel, 742 – Centro, Belo Horizonte

(Reprodução/Instagram)

28º lugar (empate) – Timbuca – Belo Horizonte

Localizado em uma loja com varanda dentro de um posto de gasolina, o Timbuca é um bar com conceito próprio e uma carta com 100 rótulos de bebidas. O cardápio, dividido em diversas categorias de petiscos, é democrático e atende a diferentes gostos.

Endereço: dentro do Posto Ipiranga – Av. Afonso Pena, 4321 – Serra, Belo Horizonte

(Reprodução/Instagram)

39º lugar (empate) – Cabernet Butiquim – Belo Horizonte

Pioneiro em descomplicar o consumo de vinhos em Belo Horizonte, o bar combina a bebida com a tradição da botecagem e a gastronomia mineira. No cardápio, há petiscos, sanduíches, charcutaria e pratos que harmonizam com os rótulos da casa, com destaque para o croquete de carne de panela com maionese de rúcula. O espaço convida tanto a curtir a calçada quanto a experimentar drinques exclusivos no balcão.

Endereço: R. Levindo Lopes, 22 – Funcionários, Belo Horizonte

(Divulgação/Jomar Bragança)

39º lugar (empate) – Juramento 202 – Belo Horizonte

O Juramento 202, boteco da Cervejaria Viela, é um bar de esquina com clima boêmio e decoração rústica, que serve cervejas artesanais de micro-cervejarias, além de petiscos, tábuas de frios e chopps próprios. Recentemente, ganhou o anexo “Casinha do Jura”, que mantém o mesmo cardápio e horários de funcionamento, reforçando a proposta acolhedora de lembrar uma “casa de vó”.

Endereço: R. Juramento, 202 – Pompéia, Belo Horizonte

(Reprodução/Instagram)

39º lugar (empate) – Mercadinho Bicalho – Belo Horizonte

O Bar do Nivaldo, mais conhecido como Mercadinho Bicalho, combina armazém e bar, oferecendo queijos, bananas, biscoitos e uma boa variedade de petiscos e drinks. Na calçada, os clientes aproveitam cervejas geladas e as famosas almôndegas com batatas, em um espaço bastante frequentado pelos moradores do bairro.

Endereço: R. Mármore, 556 – Santa Tereza, Belo Horizonte

Bares de Santa Tereza: Mercadinho Bicalho na praça Duque de Caxias
Bar do Nivaldo ficou famoso pela almôndega ao molho, queijo e fubá

49º lugar (empate) – A Porca Voadora – Belo Horizonte

O A Porca Voadora é comandado pela chef Bruna Rezende e traz releituras criativas da culinária mineira. Entre os destaques do cardápio estão o jiló empanado recheado com joelho de porco, a língua com purê de batata e opções vegetarianas como a abobrinha grelhada com missô. Além do bar, o espaço funciona como armazém, oferecendo produtos do cerrado e da agricultura familiar em um ambiente que mistura rusticidade e modernidade.

Endereço: R. do Ouro, 1709 – Serra, Belo Horizonte

(Reprodução/Instagram)

49º lugar (empate) – Bar da Lôra – Belo Horizonte

Um dos bares mais tradicionais de Belo Horizonte, o Bar da Lora nasceu no Mercado Central mas já tem outras duas unidades unidades, na Savassi e no Centro. No cardápio, há variadas opções de comidas que tornam o espaço ideal para aproveitar bons momentos com amigos e familiares.

Endereço: Av. Augusto de Lima, 885 – Centro, Belo Horizonte | R. Santa Catarina, 201 – Loja 115 – Centro, Belo Horizonte (Mercado Central) | R. Sergipe, 1414 – Savassi, Belo Horizonte

56º lugar (empate) – Okinaki – Belo Horizonte

Okinaki é um restaurante voltado para a culinária asiática de pratos quentes, com a proposta de oferecer experiências marcantes em um ambiente descontraído. Entre as opções do cardápio, destaca-se o lámen, preparado com sabor intenso e que vale a visita.

Endereço: Av. Álvares Cabral, 1303 – Lourdes, Belo Horizonte

(Reprodução/Instagram)

62º lugar (empate) – Florestal – Belo Horizonte

Idealizado pela chef Bruna Martins, o restaurante Florestal valoriza os vegetais em seu cardápio, com pratos em que eles assumem o protagonismo, embora também ofereça opções com carne. A proposta da casa é unir um ambiente acolhedor a um menu diferenciado, priorizando ainda o trabalho de microprodutores e agricultores familiares no fornecimento dos ingredientes.

Endereço: Av. Assis Chateaubriand, 176 – Floresta, Belo Horizonte

(Reprodução/Instagram)

79º lugar (empate) – Casa Tupis – Belo Horizonte

Um marco da nova cara da culinária belo-horizontina, o Cozinha Tupis, do chef Henrique Gilberto, é um expoente do Mercado Novo. A revitalização do centro comercial o tornou o point jovem da capital mineira e o estabelecimento um dos responsáveis pelo processo de resgate do local.

Endereço: Mercado Novo — Av. Olegário Maciel, 742 – LJ 2161 – Centro, Belo Horizonte

88º lugar – Glouton bar – Belo Horizonte

Reconhecido entre os melhores da América Latina e do mundo, o bar e restaurante assinado pelo premiado chef Léo Paixão traduz a riqueza da culinária mineira em uma experiência contemporânea única, explorando sabores e ingredientes regionais com olhar atento aos cultivos locais.

Endereço: R. Bárbara Heliodora, 59 – Lourdes, Belo Horizonte

O post 12 bares de BH ficam entre os 100 melhores do Brasil; confira o ranking apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.