Morre Dom Jayme Chemello, bispo emérito de Pelotas e ex-presidente da CNBB


Morre Dom Jayme Chemello em Pelotas
Morreu na manhã desta sexta-feira (29), aos 93 anos, Dom Jayme Henrique Chemello. O religioso era bispo emérito de Pelotas e ex-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
A Arquidiocese de Pelotas informou que a morte ocorreu às 6h50 por complicações de saúde. Dom Jayme Chemello estava internado no Hospital Universitário São Francisco de Paula.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
O boletim médico mais recente relatava um quadro de sepse urinária e hiponatremia (alteração metabólica caracterizada pela baixa concentração de sódio no sangue em relação ao volume de água no organismo).
“A Arquidiocese de Pelotas louva a Deus pela grande graça que foi a presença e o ministério de Dom Jayme nesses 56 anos de episcopado, vividos sempre em nossa Igreja Particular, inicialmente como bispo auxiliar (1969–1977), bispo titular (1977–2009) e bispo emérito (2009–2022)”, publicou a instituição.
Ainda não há informações sobre velório e sepultamento.
Trajetória
Dom Jayme Chemello nasceu em 1932, em São Marcos, na Serra do RS. Ele ingressou no seminário em 1945. Depois, cursou Filosofia e Teologia em Buenos Aires. Foi ordenado sacerdote em 1958.
Em 1969, Dom Jayme foi sagrado bispo na Catedral de Pelotas, assumindo a função de bispo-auxiliar da diocese do município. Oito anos depois, com a renúncia de Dom Antônio Zattera, tomou posse como bispo diocesano.
Permaneceu à frente da Diocese até ter sua renúncia aceita pelo papa Bento XVI, em julho de 2009, quando passou à condição de bispo emérito. Antes, em 1999, foi eleito presidente da CNBB para mandato até 2002.
Dom Jayme Henrique Chemello
Divulgação/CNBB Regional Sul 3
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.