
Prédios encobertos pela neblina na manhã deste domingo (31) em Santos
Rodolfo Bonafim
O domingo (31) começou com forte neblina no litoral paulista, o que provocou a paralisação temporária da movimentação de embarcações pelo canal do Porto de Santos. As operações foram normalizadas antes das 8h.
Segundo o especialista Rodolfo Bonafim, que atua nas áreas de Climatologia, Astronomia e Geologia, a neblina sazonal de mar, como é conhecida, ocorre após a passagem de sucessivas frentes frias, muitas delas intensas. Neste ano, porém, o fenômeno chegou com menor densidade.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
A principal explicação para a menor densidade da neblina neste ano está na temperatura superficial do mar (TSM), que se mantém em torno de 20,5°C. Bonafim afirmou que esse valor não é considerado muito baixo para a época, o que favorece a formação de uma neblina menos intensa. Ele também destacou que houve uma pausa no frio contínuo, que chegou de forma tardia neste inverno.
A densidade da neblina variou ao longo do dia. Em alguns momentos, prédios à beira-mar desapareceram completamente na paisagem, enquanto em outros voltaram a ser visíveis.
Impacto da neblina nas travessias e no Porto
Neblina na travessia entre Vicente de Carvalho e Santos
Daniel Gois
A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), por meio da Coordenadoria de Travessias, informou que três rotas precisaram ser temporariamente interrompidas por questões de segurança da navegação. Com a melhora da visibilidade, todas as operações foram retomadas.
Santos/Vicente de Carvalho: das 4h18 às 6h06
Guarujá/Bertioga: das 5h24 às 6h00
Santos/Guarujá: das 4h36 às 7h50
A Capitania dos Portos também informou que, às 9h deste domingo, as condições meteorológicas apresentavam melhora, com ondas de 0,5 metro, ventos de 2 nós e visibilidade superior a 2 quilômetros. Com isso, o Porto de Santos passou para a condição de praticagem direta — quando as manobras de entrada e saída de embarcações podem ser realizadas sem restrições adicionais.
Previsão do tempo para Santos
Segundo o Instituto Climatempo, o domingo (31) será de sol com muitas nuvens. A temperatura mínima prevista é de 17°C e a máxima de 23°C. À noite, o céu permanece com bastante nebulosidade, mas não há previsão de chuva.
Na segunda-feira (1), primeiro dia de setembro, o cenário se repete: sol entre muitas nuvens, com mínima de 18°C e máxima de 24°C. À tarde, o tempo segue nublado e, à noite, a nebulosidade continua, sem registro de chuva.
O que esperar de setembro?
De acordo com o Climatempo, setembro marca uma transição importante no clima brasileiro. O calor começa a ganhar força em todas as regiões do país, e as pancadas de chuva no fim da tarde voltam a ocorrer, provocadas pelo aumento da umidade e das temperaturas.
Essas chuvas, no entanto, são irregulares e esporádicas, sem relação direta com frentes frias. Setembro ainda é um mês predominantemente quente e seco na maior parte do Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil.
A primavera começa oficialmente no dia 22 de setembro, às 15h19 (horário de Brasília), e deve trazer maior frequência de pancadas de chuva, especialmente na segunda quinzena do mês.
Relembre: veja outras imagens de Santos coberta por neblina
Forte neblina atinge cidades da Baixada Santista – 2021
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos