| Foto: Divulgação/VLT Carioca
O VLT carioca, que liga a Região Portuária da cidade ao centro financeiro e é considerado um legado dos Jogos Olímpicos de 2016, conta com 28 km de trilhos, 30 estações e quatro linhas que cortam a região central da cidade. Ao contrário dos ônibus e trens convencionais, o VLT não pode ser acessado em qualquer ponto da via: é necessário estar em uma das estações ao longo do trajeto.As paradas lembram uma calçada elevada, sem catracas ou portões, mas com máquinas de autoatendimento e validadores de passagem.No Rio, a tarifa atual é de R$ 4,70 e o pagamento é feito por meio de cartão específico, que deve ser validado assim que o passageiro entra no vagão. Quem for pego sem validar o bilhete pode ser multado em R$ 170.Como será em Salvador?
Trens VLT de Salvador em reforma em São Paulo
| Foto: Divulgação
O VLT de Salvador deverá funcionar de forma semelhante do VLT Carioca. Das 34 paradas previstas, 29 não terão catracas, e os passageiros deverão usar validadores dentro dos vagões para registrar a passagem. A diferença é que, por enquanto, não há definição oficial sobre o valor da tarifa ou das multas por evasão.
Leia Também:
Cada trem do VLT terá quatro espaços para marisqueiras; veja imagens
Trens do VLT chegam à Bahia de carretas; saiba custo da operação
Testes do VLT devem ser iniciados em dezembro deste ano, indica Jerônimo
Vagões do VLT e Metrô de Salvador contarão com Wi-Fi gratuito
Os trens da capital baiana terão capacidade para até 400 passageiros, ligeiramente abaixo dos 420 do sistema carioca. O projeto prevê a construção de três trechos, totalizando 36,4 km de percurso e atendendo até 100 mil pessoas por dia.As obras seguem em andamento. Atualmente, os lotes 1 e 2 estão com 18,67% e 13,30% de execução, respectivamente. O investimento total no sistema passa dos R$ 5 bilhões, e a previsão é que o modal esteja 100% implantado até agosto de 2028.
Obras do VLT
| Foto: Flávia Requião | Ag. A TARDE
Confira como pode ser o VLT de Salvador:
Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por A TARDE (@atardeoficial)