Quadrilha que aplicava golpes em aposentados tem bens de luxo apreendidos em Minas

Dois caminhões, um carro BMW, uma motocicleta, um jet ski com carretinha e diversos documentos foram apreendidos pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) nessa quinta-feira (17), em Espinosa, no Norte do estado. A ação fez parte da segunda fase da Operação Vox Vacua, que visa desarticular uma quadrilha investigada por aplicar golpes em pessoas em situação de vulnerabilidade, como idosos, pessoas com deficiência e analfabetos.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

Ao todo, foram cumpridos cinco mandados judiciais de sequestros de bens vinculados à organização criminosa. Além de Espinhosa, um dos caminhões foi apreendido em uma pedreira na cidade de Urandi, na Bahia. Também foram recolhidos contratos, dados bancários e dispositivos eletrônicos.

Segundo as investigações, a organização criminosa atuava com uma estrutura segmentada, composta por núcleos operacionais, jurídicos e logísticos autônomos. O grupo, então, promovia a judicialização fraudulenta e movimentações patrimoniais suspeitas, por meio de empresas de fachada, escritórios disfarçados, plataformas tecnológicas e procurações patrimoniais suspeitas.

A PCMG informou que a quadrilha abordava as vítimas, em sua maioria beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com a oferta de falsos empréstimos. Com isso, os criminosos conseguiam acesso a documentos pessoais, assinaturas e fotografias. De posse dessas informações, o grupo transferia o recebimento dos benefícios para contas controladas por eles e utilizava os dados das vítimas como “laranjas” em diversas transações bancárias, como operações via Pix, solicitações de cartões de crédito e outros serviços financeiros.

O delegado Eujécio Coutrim, responsável pela operação, afirmou que a quadrilha operava com alto grau de sofisticação e frieza. “[O grupo] usava conhecimento jurídico e recursos tecnológicos para enganar pessoas em situação de extrema vulnerabilidade. Essa segunda fase da operação visa estrangular o fluxo financeiro da organização e aprofundar a responsabilização criminal dos envolvidos”.

Operação

A primeira fase ocorreu em 5 de junho, nos municípios de Espinosa, Verdelândia e Jaíba, no Norte de Minas. Duas pessoas foram presas, inclusive o possível líder do esquema. Na ocasião, foram apreendidos celulares, documentos em branco, três veículos, cartões e o bloqueio de contas bancárias e CNPJs ligados ao grupo.

O post Quadrilha que aplicava golpes em aposentados tem bens de luxo apreendidos em Minas apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.