Educadora valoriza a cultura sertaneja goiana com abordagens do assunto em sala de aula

A professora de Língua Portuguesa da Escola Estadual João Mendes, Lucinaide Oliveira, de Corumbá de Goiás, apresentou, no XIII Simpósio Internacional de Musicologia, promovido pela Universidade Federal de Goiás (UFG), o trabalho sobre a dupla ‘Chrystian e Ralf’ que desenvolve com seus alunos na rede pública estadual de ensino.
O simpósio foi realizado no ano passado e teve como tema ‘Musicologia & Diversidade: Patrimônio, Memória e Identidades’. O evento reuniu especialistas do Brasil e do exterior em debates sobre práticas, pesquisas e vivências culturais ligadas à música e à Educação.
O ponto alto da participação da docente foi a publicação de seu artigo, que destaca a riqueza poética e lírica das músicas da dupla Chrystian e Ralf, artistas goianos com forte ligação à cultura sertaneja. Além da publicação do artigo, o material desenvolvido pela professora comtempla, também, a Base Comum Curricular (Bncc) e o Documento Curricular para Goiás (DC-GO) que foi posto em prática nas aulas com os estudantes.
Poética de Chrystian e Ralf
“Realizei um trabalho sobre a poética e a líricidade das canções de Chrystian e Ralf, que carregam uma herança cultural riquíssima de Goiás”, destaca Lucinaide.
A professora também ressaltou a importância da sua participação no simpósio que promoveu uma rica troca de metodologias e práticas pedagógicas com educadores de diferentes países presentes no encontro.
“Poder aprender com professores de outros lugares do mundo me ajudou a enxergar novas formas de trabalhar com os alunos em sala de aula”, afirma Lucinaide.
Aulas mais dinâmicas e criativas
Desde o retorno à escola, a professora tem aplicado novas abordagens em sala, com foco em aulas mais dinâmicas, criativas e que estimulem o pensamento crítico dos estudantes.
A vivência no simpósio, segundo ela, foi transformadora. “Voltei inspirada e mais confiante para inovar no ensino. A troca de experiências foi enriquecedora e quero levar isso adiante com os meus alunos”, completou.
A estudante da Escola Estadual João Mendes, Layla Beatriz Silva, conta que a professora Lucinaide trouxe várias formas de ensinar e aprender dentro da sala de aula.
“Ela usa música, poemas e outros meios para ajudar a aprendermos de forma mais dinâmica. Ao explicar o conteúdo Trovadorismo, ela passou vídeos e explicou mostrando a linha do tempo do conteúdo. E também faz relação das músicas antigas com as atuais, como, por exemplo, músicas sertanejas com o conteúdo do Trovadorismo”, explicou a estudante.
(Texto: Isabele Brandão/Fotos: Divulgação Seduc/GO)