Um detento, de 44 anos, foi morto após uma briga dentro do Presídio Inspetor José Martinho Drummond, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na tarde desta segunda-feira (28). Esta é a segunda morte registrada no complexo em menos de uma semana.
De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Cláudio Alves Carneiro foi encontrado desacordado no chão por policiais penais. Os agentes foram acionados por colegas de cela da vítima.
Em nota, a Sejusp disse que Cláudio foi retirado da cela e levado à enfermaria para os primeiros socorros. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi acionado e constatou o óbito no local.
“A direção da presídio instaurou um procedimento interno para apurar administrativamente as circunstâncias do ocorrido. No curso das investigações internas, os presos que dividiam a cela com Cláudio serão ouvidos pelo Conselho Disciplinar da unidade prisional e poderá sofrer sanções administrativas”, informou a secretaria.
Cláudio Alves Carneiro foi admitido no Presídio Inspetor José Martinho Drumond em 18 de julho de 2025 e possuía passagens pelo sistema prisional desde 2005.
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), que enviou uma equipe de perícia para coletar vestígios no local. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal André Roquette, em BH, para exames. Já o principal suspeito do crime, um homem de 24 anos, foi conduzido e ouvido por meio da Central Estadual do Plantão Digital.
Outra morte
Um detento, de 29 anos, foi morto, na noite dessa quinta (24), por um colega de cela, de 32, no Presídio Inspetor José Martinho Drummond.
Segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG), os policiais penais foram acionados pelo colega de cela de Gabriel Henrique Ferreira. O homem afirmou que, durante um desentendimento, agrediu Gabriel com um chuço (um ferro de três ou quatro pontas).
Em seguida, os agentes foram até o local e encontraram a vítima sem sinais vitais. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e constatou a morte.
Ainda conforme a Sejusp-MG, Gabriel foi admitido no presídio em 24 de abril deste ano. Ele tinha passagens pelo sistema prisional desde 2024.
Em nota, a instituição estadual afirmou que a direção da unidade instaurou um procedimento interno para apurar administrativamente o ocorrido. “No curso das investigações internas, o preso agressor será ouvido pelo Conselho Disciplinar da unidade prisional e poderá sofrer sanções administrativas”, disse.
O post Segundo detento é morto em presídio de Ribeirão das Neves em menos de uma semana apareceu primeiro em BHAZ.