Como hit dançante ‘Hold my hand’ virou trilha de anúncio, meme e até vídeo anti-imigração


7 hits número 1 de Jess Glynne
Lançada em 2015 pela inglesa Jess Glynne, “Hold My Hand” é a canção de um dos memes mais bombados neste momento no TikTok. Tudo graças a um comercial da empresa aérea Jet2, em que o hit é usado como trilha. Na semana passada, esse áudio viral apareceu em um post anti-imigração da Casa Branca.
Entenda a seguir como surgiram a propaganda, o meme e o post polêmico que irritou a cantora.
A cantora inglesa Jess Glynne
Divulgação/Warner
Nothing beats a Jet2 holiday
O comercial que inspirou o meme foi lançado em 2024. O vídeo começa com a voz de Jess cantando o verso “darling, hold my hand”, enquanto vemos uma menininha animada segurando a mão de alguém em um aeroporto. Em seguida, surge a voz da atriz Zoe Lister, que anuncia uma promoção da Jet2.
“Nada supera um feriado com a Jet2. Você pode economizar. Agora mesmo você pode economizar 50 libras por pessoa, o que dá 200 libras para uma família com 4 pessoas”, diz Zoe em inglês, super empolgada. As imagens mostram uma família em clima de férias: em hotel, piscinas, praias e parques.
Quase um ano depois do anúncio, o áudio viralizou no TikTok. Os usuários postam cenas engraçadas (e reais) de perrengues turísticos. São imagens como quedas em escorregador aquático, um quarto de hotel com janela minúscula e uma mulher que queima fios do cabelo ao apagar a vela de aniversário.
Com uma pegada meio irônica, as situações ficam em contraste com o áudio, embalado pelas batidas do hit e pela voz otimista de Zoe.
Embora o meme seja inspirado nessa propaganda de 2024, a ligação entre a Jet2 e a música “Hold My Hand” surgiu muito antes disso.
Vídeo publicitário da Jet2 com trilha de Jess Glynne
Reprodução
Em 2018, a empresa aérea recebeu uma enxurrada de críticas de passageiros. Eles estavam exaustos de ouvir o hit antes e depois dos voos da Jet2, que gosta de dar play na música durante suas viagens.
“Nunca tinha ouvido falar dessa história. Meu conselho a eles é que existe uma coisa chamada fone de ouvido”, disse a cantora em uma entrevista ao g1 em 2018 — época em que ela vivia seu auge, após bater recordes nas paradas britânicas.
Além da propaganda de 2024, “Hold My Hand” foi trilha de outros comerciais da Jet2 nos anos de 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2022 e 2024. A companhia gosta mesmo do hit. Dançante, a música é um pop animado com letra otimista e influências de dance e house.
Jess reprova post da Casa Branca
O presidente Donald Trump em vídeo postado pela Casa Branca com referência a meme da Jet2
Reprodução
Em meio à repercussão do meme, a própria Jet2 entrou na onda e aproveitou para tirar uma grana, organizando uma disputa online em que o melhor vídeo dá ao ganhador um vale de 1000 libras na companhia.
Jess e Zoe também postaram o meme em suas redes. A cantora passou a falar do áudio em seus shows e fez referência ao meme até para divulgar uma nova canção. “Que loucura! São 200 libras de desconto para a família de 4 pessoas que ouvir ‘Back to me'”, escreveu ela em um post.
Também no TikTok, alguns vídeos mostram DJs tocando o áudio da Jet2 em baladas — para a alegria do público, que repete o bordão com risadas.
Apesar da empolgação com o meme, Jess reclamou quando a Casa Branca o replicou. O perfil do poder executivo americano postou um vídeo em que, ao som do áudio viral, mostra imigrantes sendo deportados dos Estados Unidos. Editado, o vídeo também mostra o presidente Donald Trump sorrindo e fazendo um joinha com a mão.
“Sinceramente, esse post me deixa enojada”, escreveu Jess no Instagram, em resposta à publicação. “Minha música é sobre amor, união e disseminação de positividade — nunca sobre divisão ou ódio.”
Em entrevista à BBC, a dubladora Zoe também reclamou: “Nunca toleraria que minha dublagem fosse usada [para promover] Trump e suas políticas abomináveis”.
“O meme do Jet2 espalhou muita alegria e humor pelo mundo, mas o vídeo da Casa Branca mostra que Trump não tem nem uma coisa, nem outra”, acrescentou Zoe.
Porta-voz da Casa Branca, Abigail Jackson afirmou ao site Independent que os memes continuarão enquanto houver “imigrantes ilegais criminosos” nos EUA.
O presidente Donald Trump, a cantora Jess Glynne e cena de vídeo publicitário da Jet2
Montagem/Reprodução
Adicionar aos favoritos o Link permanente.