
Navio-Patrulha Guajará (na imagem) foi empregado para as buscas em Itanhaém (SP)
Divulgação/Capitania dos Portos de São Paulo
Um navio-patrulha da Marinha do Brasil realiza buscas por três pessoas que desapareceram no mar na região de Itanhaém, no litoral de São Paulo. De acordo com a Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), o trio estava em uma lancha de nome “Jany”, que pode ter naufragado.
Em nota, o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) informou que o Cobom Marítimo foi acionado no sábado (23) para o naufrágio de uma embarcação com três tripulantes, ocorrido a aproximadamente 25 quilômetros da costa de Itanhaém, nas proximidades da Ilha da Queimada Grande, popularmente conhecida como Ilha das Cobras.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Segundo o GBMar, a solicitação foi feita pelo proprietário de uma marina, que disse ter recebido o pedido de socorro de um dos tripulantes e perdido o contato com ele. “A embarcação em questão é uma lancha de 21 pés, equipada com motor Yamaha de 60HP, cuja última localização registrada foi nas coordenadas 24º20’19,8”S / 46º36’19,02”W”, afirmou a corporação.
Buscas
Depois que recebeu a ocorrência, o GBMar comunicou a Marinha do Brasil, por conta do mau tempo e baixa visibilidade.
O Comando de Aviação da Polícia Militar de São Paulo (CAvPM) participou das buscas no domingo (24), mas não seguiu na operação por conta das condições meteorológicas adversas, baixa visibilidade e distância da costa. Com isso, as buscas ficaram sob responsabilidade da Marinha, que conta com apoio da Força Aérea Brasileira para varreduras aéreas na região.
A Capitania dos Portos informou que os procedimentos de Busca e Salvamento (SAR) foram realizados pelo Comando do 8º Distrito Naval. O navio-patrulha Guajará foi empregado como navio de socorro para realizar buscas.
No entanto, não há confirmação da cidade origem da embarcação e nem o que teria ocorrido com a lancha. Segundo a Capitania, não foi encontrada nenhuma evidência, como destroços ou alguma outra prova, que comprove uma situação de naufrágio.
g1 Santos relembra: naufrágio em São Vicente
Em setembro do ano passado, uma embarcação com sete pessoas a bordo naufragou em uma região conhecida como ‘Garganta do Diabo’, em São Vicente (veja abaixo).
Na ocasião, três mulheres e dois homens foram resgatados. Já Beatriz Tavares da Silva Faria, de 27 anos, e Aline Tamara Moreira de Amorim, de 37 anos, morreram após desaparecerem no mar.
Embarcação com sete pessoas naufraga na Garganta do Diabo
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos